O caminho, a verdade e a vida


O caminho, a Verdade e a Vida.



Talvez esta seja a melhor definição, a mais completa, sobre quem é Jesus, e o mais interessante foi que esta foi Ele mesmo quem declarou.
Porque? Porque trata essencialmente de quem é o Senhor Jesus, quem Ele deve ser em nossas vidas.
Jesus é o Caminho, caminho denota um inicio e um fim, Jesus é os dois, também traz a ideia de jornada, e é nesse ponto que eu quero enfatizar, Jesus como uma jornada.
Se Ele é uma jornada, então é como se Ele mesmo fosse a jornada, e quando vemos a passagem dEle sobre a terra, e pensamos nEle como uma jornada, entendemos que devemos buscar ser como Ele foi, devemos nos espelhar nEle, tentar copiar exatamente o seu jeito, as suas características, a forma como Ele via o mundo, o jeito como tratava as pessoas, a importância que Ele dava a Deus, e também como Ele mesmo disse: “O Bem que eu faço a vocês façam a outros”.
É por isso que Ele é O Caminho, os primeiros cristãos se definiam como seguidores do Caminho, e isto mesmo que Ele é o único caminho que nos leva ao Pai.
Este fato também é interessante, pois hoje existem muitos caminhos e algumas pessoas chegam a dizer que “todos os caminhos levam a Deus” e isto Jesus está dizendo, não é verdade! Esse discurso ecumênico de que existem muitos flashes de luzes de Deus em outras religiões isto é a mais pura mentira.
Jesus como a Verdade, o mundo baseado na filosofia grega admite que existem muitas verdades e que não existe uma verdade única. Pois Deus diz que não! Jesus é a Verdade!
Porque Jesus é a verdade? Porque Ele é o “Verbo que se fez carne e habitou entre e vimos a Sua glória como a do unigênito de Deus” como disse João em seu evangelho. Toda a Palavra de Deus é Jesus, pois Jesus é a Palavra de Deus encarnada, ou seja, a sua bíblia esta ai que você lê , ela mesmo, sim, Jesus é ela!
Pois de Genesis ao Apocalipse a Bíblia é uma historia só com a temática central de que o homem pecou e Deus redimiu este homem em Jesus. “Tudo foi feito por intermédio dEle” então Jesus está em toda a Bíblia como a palavra de Deus o Verbo de Deus, e depois esta mesma Palavra se materializa em carne e sangue na forma de Jesus.
Então como cremos que a Palavra de Deus é divinamente inspirada, e que é a verdade absoluta então Jesus é a única verdade absoluta que existe.
E por fim Jesus é a Vida, porque? Porque Ele é o autor da vida, o único que tem o poder de dar a sua vida e toma-la de volta, porque nele habita a vida, porque Ele dá vida e vida em abundancia, porque a vida emana dEle, porque somente com Jesus a vida faz sentido completo.