O mistério do Novo Nascimento.



O Capitulo 3 do evangelho de João é riquíssimo. É nele onde está o versiculo famoso, Jo 3:16. e nesse Capitulo Jesus fala sobre o mistério do novo nascimento.
Mistério porque? 1, não é natural, mas sobrenatural, 2 não é humano, mas divino, 3 não era conhecido antes de Jesus, mas foi revelado, entre outros muitos motivos.
E este capitulo nos conta a História de Nicodemos, um homem muito culto, letrado na religião Judaica, estudioso da Lei e um dos chefes da Sinagoga. Ele chega, à noite, às escuras, às escondidas, com medo de perder sua reputação junto aos os outros chefes que não criam em Jesus e "bajulando Jesus" e tal, mas Jesus é curto e grosso, na sua resposta, é pá-pum, Ele diz:"Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Assim na lata! Jesus podia, ser tipo mas educado, não é, como nós hoje, "olá, como vc vai, tudo bem com a familia e o trabalho, etc, etc" Mas Jesus não veio para brincar, Ele veio para fazer a Vontade do Pai e só!
E ai Nicodemos engole quadrado aquela frase, e não entende, e faz uma pergunta sinceramente ridícula, como um sábio poderia perguntar aquilo, "se a pessoa pode voltar para o ventre materno e nascer de novo", dããã!, mas o fato é que Ele estava zombando, ironizando Jesus. Ai Jesus dá o restante do ensinamento, com mais profundidade, deixando Nicodemos mais por fora ainda, tipo Nicodemos, ficou como dizemos hj "viajando" no que Jesus acabou de falar.
Ai Jesus dá uma CUTUCADA NELE -> "vc é mestre e não sabe...." que bela cutucada, o Senhor deu naquele velho soberbo e cheio de si! Mas saindo um pouco da cena entremos no ensinamento de fato.
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito"
1. Todos nós nascemos do PECADO - somos maus, somos tudo de ruim, e toda a nossa inclinação a Palavra fala que é para o mal. E fala também sobre "todos pecaram" "não há um justo sequer" "todos se desviaram de Deus" entre outros adjetivos não muito agradáveis. Então para entender o real significado do novo nascimento, devemos entender primeiro, o PRIMEIRO NASCIMENTO. Que é o nascimento natural, quando vimos a existir nesta Terra, neste mundo que está morto no maligno. Nascemos pecadores vindo para um mundo que está morto no pecado.
2. Nossas Justiças são como trapos de imundícia perante o Senhor, a cena é essa, nós somos tipo uns leprosos todos cobertos de chagas podres, (pecado) e então para disfarçar nossa "podrura" pegamos a melhor seda e nos enrolamos todinho nela, ficamos bonitinhos, (por fora), mas o pus e o sangue das feridas vão saindo e manchando aquela seda tão linda, e esta SEDA SÃO NOSSAS BOAS OBRAS FEITAS NA CARNE.
3. Então depois que voce entende esta situação da condição humana diante de Deus, vc poderá entender ou começar a entender o MISTÉRIO DO NOVO NASCIMENTO, a Palavra fala em nascer da "água" e nascer do "espirito", vc deve se lembrar que João Batista, batizava para o arrependimento, "arrependimento" - grego "metanóia" - significa dar meia volta, vc estava indo em uma direção e vc se vira e vai na direção oposta àquela que estava indo antes. Arrependimento é isto, é matar aquele velho homem que fazia aquelas coisas terríveis, (alguns podem dizer, mas eu num fiz nada de tão mal, A BÍBLIA fala " aquele que diz que nunca pecou É MENTIROSO!"), arrepender-se de tal forma que você reconheça que vc não é nada sem Jesus. E o batismo nas..."aguas" é justamente o símbolo deste teu arrependimento no coração, é o símbolo visível de algo invisível, assim como ocorre com o símbolo da "aliança de casamento".
Então você se arrepende da vida que levava, reconhece que necessita de Jesus, pois vc sozinho nada pode fazer, a não ser mais besteira, e ai....vc deve pedir pelo batismo com o Espirito Santo, que é quando Deus passa a literalmente andar junto com vc na sua Vida, Espírito Santo = Paracletos = grego = auxiliador = junto = companheiro = consolador, que vai Ele que vai te dar o apoio necessário para poder viver uma vida de santidade, uma vida que agrade a Deus.
Aí é que vc pode dizer...EU NASCI DE NOVO...vc pode dizer, mas eu ja sabia destas coisas...ou (pensava que sabia) mas com base neste conhecimento, vc entende outras coisas, como por exemplo: "cristãos desviados" - "cristãos descompromissados" ou aquela passagem que Jesus diz, "nem todos aqueles que me chamam Senhor, Senhor, entraram no Reino dos Céus" - pense, estas pessoas confessaram o Senhor Jesus, "creem nEle como seu Salvador" mas...MAS...MAS...NÃO NASCERAM DE NOVO! este é o mistério do novo nascimento, ou parte dEle, como Paulo falou que "aqui (Terra) tudo o que conhecemos, conhecemos em parte".

Espero ter edificado sua vida com este Texto que Deus te abençõe!
e Lembre-se nunca é tarde para nascer de novo....

Ev. Vinicius Kimura.